Trabalho em conjunto
A consultoria de arquitetura consiste em um trabalho de equipe entre o arquiteto e quem está contratando a consultoria, pois é necessário que uma maior quantidade de informações seja fornecida para que o seu consultor possa lhe entregar um relatório técnico com maior exatidão. Provavelmente alguns em alguns casos será necessária a visita técnica ao local a ser consultado, como terrenos, imóveis, obras em andamento, empreendimentos comerciais, reformas, por exemplo.
Algumas consultorias mais comuns em arquitetura são:
– Compra de um imóvel;
– Compra de um terreno;
– Simulações de financiamentos habitacionais para previsão de custos;
– Pré e durante construções e reformas;
– Consultoria corporativa e comercial;
– Consultoria paisagística
A consultoria não substitui um projeto
A forma mais comum de consultoria em Arquitetura começa a partir de uma conversa com o arquiteto onde o contratante da consultoria apresenta o que deseja ser feito, então o arquiteto coleta as informações preliminares, faz uma visita ao local ou consulta fotos e plantas do local e então apresenta as sugestões de acordo com a demanda do cliente.
Considere que mesmo uma simples reforma ou intervenção de qualquer porte, é importante saber que a consultoria não pode substituir um projeto. É extremamente importante saber diferenciar um projeto e uma consultoria. A consultoria é um tipo de suporte técnico de um especialista que lhe fornecerá informações que lhe servirão de base ao tomar decisões, antes de iniciar um projeto. A partir do momento que se define as ações para as demandas, então o Projeto em si fará todo o planejamento através de desenhos técnicos e executivos que serão essenciais e fundamentais para a construção e execução.